domingo, 18 de setembro de 2011

Conto sobre o sábio Nasrudin.

O seu vizinho tinha vindo pedir-lhe que lhe emprestasse o burro para puxar pelo arado durante aquele fim-de-semana. O cavalo dele tinha se ferido numa pata, e não podia esperar que se curasse. Far-lhe-ia esse favor?
Nasrudin sorriu, e com muita gentileza, disse-lhe que emprestaria com todo o prazer, mas, lamentavelmente, o burro tinha sido levado pelo seu irmão para o campo dele e não estava ali.
E estava Nasrudin a dizer-lhe quanto o lamentava quando, atrás dele, se ouviu "com força e clareza" o relincho do burro a pedir comida.
- O senhor mentiu-me - acusou o vizinho. Se não mo queria emprestar, devia ter dito que não mo queria emprestar e não inventar que não o tinha.
- Mas é que não o tenho - insistiu Nasrudin.
- Como é que me pode dizer que ele não está aqui se o estou a ouvir relinchar!
- Perdão, vizinho, está a ofender-me...Vem pedir-me uma coisa emprestada e depois acontece que acredita mais num burro do que em mim...Senhor, vamos ficar por aqui. Adeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário