domingo, 4 de outubro de 2009

Reflexão...

As aulas... como eu gosto de dar aulas!
Penso sempre naquilo que Paulo Freire dizia “o educador que aliena a ignorância, se mantém em posições fixas, invariáveis. Será sempre o que sabe, enquanto os educandos serão sempre os que não sabem. A rigidez destas posições nega a educação e o conhecimento como processos de busca" - Freire, 1987.
Estranhamente, o aluno adulto, diante do mestre, sempre acha que não sabe, acanha-se, não confia no seu saber, adquirido com a experiência de vida, e acredita que este saber não sabe nada de nada.
Não é que Freire tinha razão. É bem verdade que alguns mestres até alimentam essa ideia usando a sua ‘sabedoria’ para manter a suposta ignorância do aluno adulto, e assim obter a garantia de não ver os seus ensinamentos postos em dúvida.
Pois prefiro o questionamento e a dúvida ao absolutismo estéril e limitante da vida.
Gosto de provocar a mudança, o pensar, a reflexão e a acção.
Portanto, caríssimos, convido-os a sair desse lugar de meros ouvintes passivos e partir em busca de outros saberes, alicerçados no questionamento e no saber vivencial.

Quero aprender...ensinar...aprender... ensinar...“Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”- Cora Coralina.

Sem comentários:

Enviar um comentário