quarta-feira, 21 de outubro de 2009

(Des)arrumar a...

Meu último post foi no dia 4 de outubro, depois deste dia, recolhi-me.
Um tempo para (des)arrumar a vida como quem (des)arruma a casa.
Esta, aprecio-a com certa distância, só para observar o velho e pensar o novo.
Estantes brancas na parede amarela, quero mudar essas cores, trocar os móveis, as cortinas.
As cortinas! parecem pálpebras que se abrem e fecham para protegerem os olhos da luz intensa que entra pela janela e invade-me como uma lâmina quente e afiada.
Fecho a cortina...e escrevo.
Voltando ao quesito (des)arrumação, fico a pensar nas minhas desarrumações vida a fora, estas sim, foram fundamentalmente enriquecedoras para mim.
(Des)arrumar a vida...9000 km de distância com o Atlântico no meio, rumo à Portugal, trazendo na bagagem a certeza de todas as incertezas.
Para trás a minha história, os meus amigos, o Rio de Janeiro...
Quer queiram, quer não queiram, continua lindo! Excuse-moi.
Este foi o grande desafio.
Longe de todos os cheiros da minha terra...
do canto do sabiá...
das palmeiras imperiais do Jardim Botânico...
das areias quentes da praia do Leblon...
das minhas caminhadas matinais e diárias na orla marítima...o rosto ao sabor do vento e da maresia...
da Livraria Argumento, palco dos acontecimentos literários que tanto prezo.
Enfim...cá estou desde Setembro de 2000.
Choveu 2 meses seguidos quando aqui aportei.
Dizia para mim mesma que os deuses estavam a verter todas as suas lágrimas para lavar o caminho que eu deveria percorrer, mostrando-me que depois do dilúvio, arar a terra, semeá-la e fazer a colheita era responsabilidade única e exclusivamente minha.
Aceitei a empreitada.
Arregacei as mangas e pus as mãos na massa.
Mestrado, trabalho, leitura intensa, clínica...vida em movimento madrugada à dentro e mais tudo que o valha.
Hoje acordei cedo, muito cedo...
abri a cortina...
não havia sol...
não havia luz...
chovia e fazia frio.
Pensei: prenúncio de um novo tempo...será?
tempo de abrir as cortinas...
tempo de convidar o novo para entrar e trocar um dedo de prosa comigo
tempo de doctu
tempo de ser outro...
tempo de ser novo...
tempo de fechar...
tempo de abrir...
tempo de ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário